Álcool e drogas na origem das más decisões

AlcoolEdrogas-origem-mas-decisoesSegundo a OMS, a violência é a 4ª maior causa de morte entre os jovens no mundo

De acordo com um relatório da agência da ONU, cerca de 200 mil jovens, entre os 10 e os 29 anos, morrem todos os anos assassinados por armas de fogo ou por violência física, o documento ainda revela que 83% das vítimas são homens.

O relatório mostrou ainda que a solução passa também pela criação de programas para diminuir o consumo de álcool e drogas e limitar o acesso a armas de fogo.

Potenciados pelo álcool

Um dos casos em destaque sobre violência entre os jovens e que mais polémica tem criado é o do ataque ao jovem de Ponte de Sôr, pela extrema violência revelada, que deixou o jovem em risco de vida.

O caso ganhou fama, nomeadamente porque dois dos envolvidos são filhos do embaixador do Iraque em Portugal, como tal, sujeitos a imunidade diplomática.

A vítima, embora já tenha saído do coma induzido, apresenta ainda um prognóstico reservado, podendo vir a ficar com sequelas do ataque sofrido.

A outra parte envolvida, contudo, já veio a público desmentir as circunstâncias do ataque, alegando legítima defesa e argumentando que apenas se tratou da violência normal entre jovens quando, no caso, é potenciada pelo álcool.

O caso aguarda novos desenvolvimentos, porém, fica registado como um dos mais violentos e mediáticos entre jovens até ao momento em território nacional.
nocaute

“NOCAUTE ÀS DROGAS!”

Conscientes de que existem elementos, como álcool e as drogas, que propiciam, incitam e potenciam os jovens a comportamentos violentos, a ACJ (Associação Consciência Jovem) organizou, em parceria com a FPLA (Federação Portuguesa de Lutas Amadoras), juntamente com a CAPMMA, um grande evento desportivo.

Este evento, denominado “Nocaute às drogas”, pretende promover um estilo de vida saudável entre os jovens e tornar-se um movimento de prevenção e alerta para comportamentos de risco.

O evento será realizado sábado, dia 27 de agosto, às 18h, no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, localizado no Areeiro, em Lisboa.

Sai mais em fje.pt.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *