Cenáculo da Universal é homenageado em evento arquitetónico de Portugal

cenaculoporto.690x460

Com um “ar” curioso e atento, os visitantes observam os detalhes arquitetônicos de fabulosas estruturas na cidade de Porto.

Entre elas, com detalhes modernos que contrastam com a bela sobriedade de uma região histórica, está o Cenáculo do Espírito Santo, a primeira catedral da Universal construída no país europeu, inaugurada em agosto de 2010.

O passeio especial faz parte do evento “Open House Porto 2016”, que propõe aos moradores e turistas um itinerário cultural em três cidades portuguesas: Porto, Gaia e Matosinhos.

Uma das principais ideias do projeto é proporcionar uma visitação às instituições privadas reconhecidas, além do resgate histórico de arquiteturas antigas e uma visão social e urbanística da região.

Para o itinerário foram cuidadosamente selecionados 51 edifícios pelos comissários do evento, Jorge Figueira e Carlos Machado e Moura.

Nessa lista, o Cenáculo do Espírito Santo foi acompanhado de emblemáticos edifícios, como, por exemplo, o Teatro Nacional São João, obras históricas do século 16, além de espaços projetados pelos vencedores do equivalente ao “Premio Nobel de Arquitetura”, os arquitetos Souto Moura e Siza Vieira.

cenaculoporto2.690x460Cenáculo do Espírito Santo

As visitas ao Cenáculo foram realizadas em horários pré-agendados e guiadas por Ginestal Machado, arquiteto da obra, Rogério Araújo, representante do Departamento de Engenharia da Universal (EngIURD) durante o tour, além de voluntários da Open House. Quase 80 pessoas participaram da visitação.

“É muito gratificante ter sido reconhecido como uma construção de referência. Esse edifício foi o primeiro a ser construído de raiz pela EngIURD em Portugal e influenciou outros projetos”, destaca Rivadalvo Borges e Silva Hermeto, diretor da EngIURD no país.

Localizado na Rua Egas Muniz, número 485, em Porto, o cenáculo da Universal conta com auditórios tecnologicamente avançados, com capacidade para receber cerca de 2,4 mil pessoas.

Faça um passeio virtual pela área externa:

Templo de Salomão

No ano passado, o Templo de Salomão, localizado na capital paulista, também foi homenageado durante a 31ª edição do evento “Os Dez Mais do Turismo”, realizado em noite de gala pelo Grupo Travel News.

O prémio foi concedido na categoria “Incentivo ao Turismo”.

Em toda a Universal há encontros diários em que as pessoas buscam a presença de Deus para as suas vidas. Se você ainda não conhece a Universal, clique aqui e veja o endereço mais próximo de sua casa.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *