Número de suicídio de mulheres aumenta em Portugal

suicidio_mulherDe acordo com dados do Sistema de Informação de Certificados de Óbitos (SICO), são mais os homens que se suicidam, mas o número de mulheres que morrem por este motivo tem vindo a aumentar.

Os últimos dados estatísticos de mortes por suicídio em Portugal do SICO, referem que 1.218 pessoas morreram por esta causa em 2014, um aumento de 16 por cento face ao ano anterior. Foram 920 homens e 298 mulheres, sendo a subida de casos no sexo feminino de 24 por cento, face ao ano de 2013. “O aumento significativo nos suicídios das mulheres, que recorreram também a métodos mais violentos do que lhes era habitual, nomeadamente, a arma de fogo ou o enforcamento”, sublinha.

o psiquiatra Álvaro de Carvalho, coordenador do Programa Nacional para a Saúde Mental, ao Diário de Notícias.

Motivos que levam ao suicídio

Para o psiquiatra, a subida de casos de suicídio entre as mulheres, deve-se a “uma maior situação de desespero e de crise” nas famílias e nos países, sendo que “a perda da casa e o desemprego são as duas principais causas de motivação para o suicídio”.

Em contrapartida, outros estudos afirmam que as mulheres são mais rápidas a procurar apoio do que os homens, e mantêm-se mais tempo em acompanhamento do que eles, o que se reflete claramente nos números, apesar do aumento significativo nos casos de mulheres.

A escala mundial

No que diz respeito aos restantes países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem vindo a matar mais jovens do que o vírus da SIDA em todo o mundo.

“Para a faixa etária de 15 a 29 anos, apenas os acidentes de trânsito matam mais. E se analisar as diferenças de género, o suicídio é a causa primária de mortes para mulheres neste grupo”, diz Alexandra Fleishmann, especialista da OMS, à BBC.

Em termos globais, a distribuição de suicídios por zonas é relevante. De acordo com os estudos mais recentes, entre 2010 e 2012, 75 por cento dos suicídios ocorrem em países de média e baixa renda. E as diferenças socioeconómicas parecem ter um impacto mais acentuado entre os adolescentes.

Amig_24h“Internacionalmente, os suicídios estão sempre ligados a depressões”, salienta ainda o coordenador do Programa Nacional para a Saúde Mental.

Procure ajuda, viva feliz!

Qualquer pessoa pode contactar a linha de apoio Amigo24h sempre que sentir que precisa de ajuda. Se simplesmente precisa de alguém para conversar, está a passar por um desentendimento familiar, a sofrer com a perda de alguém ou até mesmo a pensar em acabar com sua própria vida, não hesite e ligue 218 368 008

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *