O que fazer quando a pessoa amada mente?

Para que uma relação a dois dê certo é preciso existir sintonia, mas ela só será possível se as pessoas envolvidas nessa relação se sentirem bem consigo mesmas. Somente com esse amor-próprio é que pode existir o amor inteligente por outra pessoa. No entanto, nem sempre é fácil encontrar a melhor forma de direcionar a vida amorosa. Para auxiliar casados e solteiros existe o programa de rádio “Escola do Amor”, apresentado por Renato e Cristiane Cardoso, que dão conselhos e dicas do que fazer para se dar bem no amor.

liarO melhor agora é que, além do rádio, você tem as suas dúvidas respondidas na Folha Universal. Como no caso do Felipe e da Cecília. Leia e tome para si as valiosas orientações dadas pelos apresentadores para uma vida bem resolvida sentimentalmente.

Cecília – Por que eu não confio no meu homem? Será que é porque às vezes o pego acessando coisas que eu não gosto na internet, porque eu pego números de outras no celular dele ou porque eu já fui traída pelo meu ex?

Renato – Será que a sua falta de confiança tem alguma coisa a ver com o fato de o seu marido ficar em contato com outras mulheres pela internet ou por telefone?

Se você não consegue concluir isso, definir isso, então, você não está se respeitando. Você não tem o entendimento básico do que é um relacionamento e está em um. E por isso que você aceita essa situação. Eu não sei se ele é seu marido ou namorado, mas ele ter esse tipo de comportamento ao seu lado e você continuar com ele, então, o problema aqui, além de ser ele, é você também, que se sujeita a isso.

Cristiane – Você tem toda razão de desconfiar e, se quer ter um relacionamento feliz, é melhor sair disso. Porque ele não vai te fazer feliz. Será temporário, infelizmente. Eu penso que a mulher no passado se valorizava um pouco mais. Hoje a migalha que ela ganha, para ela é tudo, já ganhou, já é o homem dela. Mas se você pensa assim, nunca vai ser feliz. Porque felicidade não é só por 5 ou 10 minutos. Felicidade é uma coisa que é constante. A pessoa te faz bem todos os dias. Vocês não são iguais, vocês têm as suas diferenças, mas, mesmo assim, as diferenças não são suficientes para tirar a felicidade de vocês dois.

Renato – Você tem que sair dessa relação e consertar o seu relacionamento com você mesma. Essa é a primeira coisa que você tem de fazer. Por isso, aconselho você a participar da “Terapia do Amor”, às quintas-feiras, às 20h. Um dos principais assuntos nesta palestra é como estar bem com você mesma e como detectar quando o parceiro não está lhe fazendo bem.

Felipe – Estou há nove meses em um relacionamento, dos quais cinco são de noivado. É uma mulher incrível. Mas, de uns tempos para cá, ela está mentindo muito para mim sobre coisas que eu sei que são verdade. Ela olha nos meus olhos e mente. Mesmo sabendo que errou, diz que não fez e que não falou. Estou sem saber o que fazer. Sei que errei muitas vezes, mas sempre corri atrás e me dedico a ela. Amo muito minha noiva. Mas estou com medo de que ela faça algo errado. Toda vez que ela sente medo ou fica com raiva faz e fala besteira. Me abala com palavras duras e, mesmo assim, eu a desculpo e sigo em frente.

Renato – Felipe, você está criando uma cobra para te morder lá na frente. Onde há mentira, não pode haver relacionamento, ponto final. Porque a base do relacionamento chama-se confiança. Confiança exige verdade, exige que duas pessoas sejam verdadeiras uma com a outra. E a sua noiva não apenas mente, mas ela parece ser uma mentirosa patológica porque chega ao ponto de olhar nos seus olhos e, mesmo assim, segue mentido. Ela é doente. Não tenha dúvida que emocionalmente ela é uma pessoa doente, com muitos problemas mal resolvidos dentro dela.

Cristiane – E o pior disso é que você não pode fazer nada a respeito. Não tem nada que você possa fazer a não ser orar por ela. Você não pode mudá-la. Você não pode dar caráter ou sensatez a ela. É uma coisa que está fora do seu alcance. Por que você vai se casar com uma pessoa que tem tudo para lhe infernizar lá na frente, o que já está acontecendo e você está relevando porque está apaixonado? Mas a gente diz para você que use sua cabeça, seu cérebro, porque o seu coração está lhe enganando e você vai se dar mal. Essa jovem por quem está apaixonado, que você diz ser incrível, não é incrível. Se ela fosse, seria uma pessoa de confiança, que passa confiança.

Renato – Literalmente ela é incrível, porque não dá para acreditar nela (risos). Ela é literalmente incrível. Felipe, a situação é séria. Sabe o que deve estar acontecendo? Ela é uma pessoa que alguém sempre resgatou e sempre poupou das mentiras. E, quanto mais você a perdoar, quanto mais você aceitar as mentiras dela, mais ela vai continuar nesse comportamento. Porque a única forma de fazer o mentiroso mudar é ele sofrer as consequências da mentira. Se ele não sofre as consequências da sua mentira, aprende que mentira funciona, que ele pode mentir e escapar sem consequências.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *