Sabe elogiar? Descubra as vantagens e desvantagens do elogio

ElogiosNos dias de hoje dificilmente alguém é capaz de dar uma palavra amiga ao seu próximo, elogiando os seus feitos e reconhecendo as suas qualidades.

Elogiar é para muitos uma atitude exagerada e até mesmo desnecessária, capaz de “estragar” uma pessoa, elevando excessivamente, o seu ego. Mas será que é, realmente assim?

Um elogio é definido como o enaltecer das qualidades de alguém, qualidades natas ou adquiridas com esforço. Para aqueles que pensam assim, elogiar não é um problema, pois estão apenas a reconhecer os feitos e as qualidades da outra pessoa.

Porém, tem as suas vantagens e desvantagens e, consequentemente, há que saber usá-los na hora certa.

Vantagens

Elogiar aumenta a autoestima, promove a integração do indivíduo num grupo ou contexto. Cria e fortalece laços, pois contribui para a coesão dos relacionamentos entre casais, amizades, grupos de trabalho, entre outros.

Serve como ferramenta educacional, promovendo as mudanças comportamentais pessoais e profissionais, pois valida uma escolha.

Ao enaltecer as qualidades do indivíduo, pode motivá-lo a continuar e a acreditar no seu potencial.

Desvantagens

Ao elogiar alguém, constantemente, pode não estar a contribuir para o seu progresso. Por outro lado, se é elogiado com frequência há que ter em atenção as verdadeiras intenções da outra pessoa.

“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto”

(Provérbios 27.5)

Porém, reconhecer uma má intenção num elogio pode não ser fácil, mas é possível, caso o seu ego esteja controlado.

Como elogiar

Não deixe para depois o seu elogio, pois não será recebido com a mesma força nem com a mesma percepção. Expresse bem o comportamento, a competência ou a atitude a elogiar. O elogio deve ser específico, em relação a uma determinada tarefa, verbalize o nome do elogiado para intensificar o momento. Elogie de forma espontânea e sem ser exagerado, pois a melhor coisa que pode fazer é ser genuíno e permitir que o elogio seja natural e verdadeiro.

Muitos descrevem o elogio como um passo crucial num ambiente de negócios, no decorrer de um relacionamento profissional e, sobretudo, nos relacionamentos pessoais.

Amor ao próximo

Todas as quartas-feiras, nos Centros de Ajuda espalhados pelo país, é realizado um encontro onde os participantes aprendem a desenvolver uma relação pessoal com Deus, e a desenvolver o amor ao próximo. Participe você também nesta quarta-feira, às 20h, em um CdA mais próximo de si.

Com informações de: Folha de Portugal

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *