Você conhece os sinais do macho alfa?

86513975.690x460Você já deve ter ouvido falar do termo macho alfa. Se ainda não, trata-se de uma expressão do ramo da zoologia para descrever um elemento de um grupo de animais que apresenta características dominantes, o líder do grupo. A expressão pode ser explicada porque alfa é a primeira letra do alfabeto grego, o que significa que aquele que tem essa designação é o primeiro, o mais importante.

Já no caso do ser humano, o macho alfa é um indivíduo dominante e confiante, que exerce a função de liderança perante os outros elementos do grupo. Em seu blog, o bispo Renato Cardoso, faz vários comentários a respeito da postura que o homem deve ter e que podem ser relacionados com o perfil do macho alfa.

Veja se você se encaixa:

– Você deixa a parceira pagar a conta?

Um macho alfa assume a conta. Se a mulher tentar contribuir com isso, ele calmamente encerra a discussão dizendo: “Eu cuido disso.” Para o bispo Renato, as mulheres querem homens que tenham atitude, que não sejam fracos. “Para o homem ser forte, ele tem que deixar as coisas de menino. Tem que traçar uma linha na sua vida onde irá entender que o tempo de menino passou.”

– Você pede desculpas quando está errado?

Um macho alfa não guarda ressentimentos e trata de consertar o problema se for possível. Ele simplesmente diz: “Eu estava errado, me desculpe.” O bispo Renato alerta que quando o contrário disso ocorre, tal atitude gera o orgulho masculino e impede o homem de buscar ajuda: “Você vai perdendo oportunidades. Perde o casamento, perde o relacionamento que poderia ter dado certo, por causa do orgulho.”

– Você é puxa-saco e faz fofoca?

Se você faz fofoca, é puxa-saco e vive buscando a aprovação dos seus líderes, você não é um macho alfa. O macho alfa não fala sobre seu chefe, seus amigos, sua namorada. Sobre isso, o bispo lembra uma passagem bíblica em 1 Coríntios 13.11, na qual o apóstolo Paulo faz uma diferenciação entre homens e meninos: “‘Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.’ Paulo está falando aqui de duas fases muito distintas da vida e fala que deve haver uma mudança clara na vida de um homem, uma linha que divide essas duas fases.”

– Você surta diante de crises e age sem pensar?

Uma das características naturais de um macho alfa é a mudança. Eles agem decididamente com base em suas experiências anteriores, logo, não há tempo para se desesperar. O macho alfa sempre pensa antes de agir, embora aja com rapidez. “Antes eu pensava que era o meu jeito e nunca ia mudar, mas quando admiti que aquilo era um mal dentro de mim, então pude decidir fazer algo a respeito”, conta o bispo.

– Você mente?

Um macho alfa não é mentiroso. Ele é objetivo e não tenta se livrar das confusões em que se meteu. Sobre isso o bispo aconselha a eliminar a mentira do seu vocabulário. “Ser homem é encarar as consequências da verdade. Arrume um jeito de mudar o seu jeito. Eu dei um jeito no meu jeito, pois vi que estava matando o meu casamento. Não há como ter um relacionamento sem a confiança”, conclui o bispo.

Aceda ao terapiadoamor.pt para mais artigos como este.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *