Noticia

O relacionamento acabou? Dê um tempo antes de recomeçar

de-um-tempo-nova-relacaoVocê conhece alguém que logo após o fim de um namoro começou rapidamente a relacionar-se com outra pessoa?

Será mesmo que é possível recuperar-se tão rápido de um término e passar a amar um alguém logo em seguida?

Algumas pessoas não conseguem ficar sozinhas depois do fim de uma relação. Para a psicóloga Thamara Cristina Bensi, isso pode ser um indicativo de carência. “Geralmente, quem engata um relacionamento logo após o fim do anterior possui uma grande dificuldade de enxergar-se sozinha, ou seja, tem comportamento dependente, o que também pode sinalizar outras características, como baixa autoestima e insegurança”, diz.

Ela explica que não é saudável emendar um namoro ou casamento no outro, uma vez que se faz necessário refletir sobre o anterior, colocar na balança erros e acertos e analisar o que se espera do próximo relacionamento. “O comportamento de migrar de uma relação malsucedida para outra rapidamente nada mais é do que a transferência das suas questões não resolvidas para outro relacionamento”, ressalta.

Esteja bem com você

“Nunca entre em um relacionamento sem estar bem fora de um”, afirmam os apresentadores, escritores e palestrantes Renato e Cristiane Cardoso. Eles explicam que, se uma pessoa não tratar as feridas que a última relação deixou, o novo compromisso – por melhor que seja – sofrerá consequências ruins.

“Quando você erra, você precisa aprender com o seu erro, para que ele nunca mais se repita. Para você aprender, precisa ponderar o que aconteceu. Se fica distraindo-se, você deixa de focar no seu erro e, consequentemente, de aprender com ele”, aconselha Cristiane.

E Renato completa: “para acertar sua vida com alguém, comece acertando-se consigo mesmo. Pare de errar. Pare de se desgostar. Resolva seu relacionamento consigo mesmo. Afinal, já que você nunca vai conseguir separar-se de si mesmo, é melhor aprender a conviver junto”, orienta.

O segredo para o verdadeiro amor não está em viver novas relações o tempo todo, mas em aprender com as que já passaram. E, por meio desse aprendizado, amadurecer e preparar-se para que o próximo namoro seja o último e não apenas mais um. Então, invista na sua vida amorosa cuidando de si mesmo para, enfim, viver o amor verdadeiro.

Supere o que chegou ao fim

  • Viva o luto do término. É desconfortável para qualquer pessoa, porém necessário;
  • Permita-se refletir sobre o que aconteceu;
  • Você vivia em função da outra pessoa? Então, aproveite o término e realize as suas vontades;
  • Liste novos objetivos e metas;
  • Aproveite as companhias das pessoas que estão sempre ao seu redor, como familiares e amigos;
  • Faça uma lista com as coisas de que mais gosta de fazer e coloque esses planos em prática. Seja a sua melhor companhia;
  • Autoconhecimento é a chave para o sucesso amoroso. Participe das reuniões da “Terapia do Amor”, que acontecem todas as quintas-feiras, às 20h, no Templo Maior, em Lisboa, e também nas principais sedes do CdA. Clique aqui e encontre a morada mais próxima de si.

A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *