Noticia

Os efeitos da Fé no cérebro

fe_cerebroVários estudos realizados por diversas instituições de renome mundial como o National Institutes of Health, nos Estados Unidos, e publicados em revistas de destaque na área científica como a Proceedings of the National Academy of Sciences, identificaram e mostraram áreas do cérebro ligadas à Fé.

Durante uma oração, há determinadas regiões do cérebro que, apesar de também servirem para outras funções do dia a dia, são acionadas nesta altura.

O córtex cerebral, por exemplo, desempenha um papel fundamental em funções como a memória, a linguagem, a perceção e o pensamento, e é uma das áreas beneficiadas quando a Fé é colocada em prática, sobretudo através de orações.

O córtex é substancialmente mais grosso nas pessoas que praticam a Fé e exercitam o seu lado espiritual. Esta característica gera maior resistência física e psicológica contra a depressão.
Estes dados, demonstram que a Fé traz benefícios à saúde de todos, particularmente quando se está a enfrentar uma situação mais difícil.

E quem recebe uma oração?

A nossa capacidade de luta é bastante potencializada pela Fé. Os efeitos da Fé e da oração no cérebro das pessoas já foram estudados em 1980, pelo físico e cardiologista Randolph Byrd, do Hospital Geral de São Francisco, nos Estados Unidos.

O investigador debruçou-se sobre os efeitos da oração em doentes cardíacos, tendo sido estudados 393 pacientes em condições clínicas semelhantes e divididos em dois grupos: os que recebiam oração e os que não recebiam.

O estudo concluiu que existia, efetivamente, uma diferença significativa na qualidade da recuperação dos pacientes que as recebiam, os quais estavam menos propensos a sofrer um ataque cardíaco ou uma outra complicação.

No caso da Igreja Universal, o trabalho de evangelização nos hospitais existe desde a sua fundação. Além de carinho e conforto, os voluntários estão sempre dispostos a levar uma mensagem libertadora e de esperança, através da oração, a quem está numa cama de hospital, bem como aos seus familiares.

Fé potencia o bem-estar
“A Palavra cura e liberta. A cura também acontece por meio da Fé do paciente. Mesmo quando está entubado e inconsciente, ele ouve a nossa oração. Já aconteceu no nosso grupo, orarmos por um paciente em coma e na semana seguinte ele receber alta”, conta um dos voluntários da Universal.

Os médicos e os tratamentos são muito importantes na cura de doenças, mas a Fé é fundamental tanto no tratamento como na recuperação do doente, algo que é cada vez mais defendido pelos médicos.

Ter Fé promove o bem-estar psicológico, ajuda a que existam menos pensamentos negativos, a que haja menos consumo de álcool e de drogas, e faz com que exista um maior incentivo a hábitos saudáveis. Ainda lhe restam dúvidas acerca do poder da Fé na sua vida?

Tags: ,

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *