Noticia

Por que temos tantas dificuldades na nossa vida?

dificuldades-vidaQuem nunca passou por dificuldades? Seja dor, desilusão ou conflitos, todos nós já passamos por provações na vida

O segredo para superar as dificuldades está na forma como se lida com elas.

O que seria de nós se tudo fosse fácil? As dificuldades são tudo aquilo que nos tentam impedir de concretizar algo, mas também o que nos faz tentar seguir por outro caminho para encontrar uma solução.

As adversidades não têm que ser encaradas com negatividade, mas sim como algo que nos ajuda a desenvolver a nossa capacidade de superação.

De facto, apenas com disciplina poderá alcançar a excelência em tudo o que faz, tanto na vida, como nos relacionamentos. Veja o exemplo dos atletas: um atleta indisciplinado não consegue alcançar êxito algum, e isso acontece por algum motivo. A disciplina exige sacrifício, mas a maioria das pessoas não está disposta a fazê-los.

Como ser disciplinado?

dificuldadesA escritora e palestrante Cristiane Cardoso, partilhou em universal.org, algumas atitudes que pratica para conseguir responder a todos os compromissos, cuidar de si mesma e do seu relacionamento tanto com Deus, como com a família.

Identificar as suas prioridades é o primeiro passo. “A prioridade é tudo aquilo que deve ocupar o primeiro lugar em tempo, ordem e dignidade, no fundo, que tem o poder de passar à frente de todos os outros compromissos”, é referido.

Depois, é preciso observar os sinais, isto é, é preciso conhecer-se para perceber os sinais que dá a si mesmo. “Por exemplo, passa o dia irritado, com dificuldades em resolver os problemas mais simples e depois lembra-se que dormiu mal. A falta de descanso é um sinal de que vários problemas pequenos do dia a dia o estão a afetar, por isso, porque não descansar?”, exemplifica.

Outra das atitudes que deverá considerar é a criação de limites, pois uma pessoa disciplinada terá sempre limites estabelecidos. A existência de limites na alimentação, nos horários das rotinas e até nos momentos de lazer são fundamentais.

Por fim, outra atitude fundamental para ser disciplinado é saber quando deve dizer não, algo que nem sempre é fácil de conseguir, mas que é extremamente necessário.

“Por exemplo, tem prazos para cumprir no trabalho, mas recebe um convite tentador para um café com as amigas e sabe que não vai conseguir cumprir os prazos depois, então, é necessário saber dizer que não”, salienta.

Assim, a disciplina na sua vida é uma peça fundamental para que consiga superar as dificuldades que, certamente, lhe irão surgir. Encare-as com otimismo e saiba que todas as adversidades são possíveis de ultrapassar.

Com informações de: Folha de Portugal

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *