Projecto Raabe

O Encontro do Projeto Raabe, que teve como tema “ESCOLHAS”, foi realizado no dia 28 de Julho de 2013, em um Hotel em Lisboa, assim como também  no Porto.

A Coordenadora do Projeto Raabe deu início a este Encontro agradecendo a presença de todas as participantes, e deu as Boas-Vindas às vítimas que, pela primeira vez, procuraram a ajuda do Grupo.
Seguidamente, foi-lhes apresentada a música de Ísis Regina, que serviu de tema, a qual define claramente o tipo de escolhas a fazer para quem deseja dar um novo começo à sua vida.

Dando continuidade, foi feita uma breve palestra sobre o tema e, em seguida, apresentada uma dinâmica exemplificativa de algumas opções de escolhas, negativas e positivas, que no processo de construção ou reconstrução de uma nova vida, têm o peso certo ou errado, de acordo com a decisão. Esta dinâmica teve como figurino, roupas com inscrição de sentimentos negativos e positivos, vestidas ou despidas consoante o sentimento apresentado. A ideia foi mostrar às vítimas que, conforme elas têm a opção de escolher todos os dias as roupas que desejam vestir, também lhes cabe o direito de escolherem “vestir” ou “despir” os maus ou bons sentimentos, a ter lugar na própria vida.

As vítimas mostraram interesse e interagiram com expressões verbais, revelando a sua compreensão quanto ao que lhes estava a ser transmitido.
Seguiu-se uma intercessão em favor de todas as vítimas, que aceitaram dizer “Basta” à situação humilhante e de sofrimento que vivenciavam.

Como complemento assertivo do que fora explicado às vítimas, uma voluntária do Projeto testemunhou de que forma as suas escolhas contribuíram para que, hoje, o passado fosse simplesmente “passado” e o presente, o desfrutar de sonhos concretizados.
Para terminar o Encontro, foi distribuído um livro “A Mulher V” a cada uma das presentes, pela primeira vez, e servido um Coffee Break.

Conselheiras Raabe e profissionais proporcionaram um atendimento individual às vítimas que desejaram apoio.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sem comentários

Dilma Silva Responder 6 Agosto, 2013 às 9:04

Olá, esse trabalho tem levantado a auto-estima de muitas mulheres, muitas delas vem carregado traumas, complexos, medo, se fecha no seu mundo, pensado que não há solução mais para elas. Carregam até mesmo sentimento de culpa, mas quando participam destas palestras elas percebem que não estão só, e que através desse trabalho, com um grupo de voluntárias, que também já superou problemas semelhante ao que elas estão a passar, isso lhes dão força e coragem para elas não desistam dos seu sonhos, ali nas palestras, elas renovam suas mentes e passam a olhar para frente deixando assim seu passado, como passado. junte-se a nós

Dilma Silva