Estimular sentimentos e estreitar laços

Lar Universal

Idosos activos

Actividades recreativas e de lazer motivadoras para a diversão, relaxamento, recreação espontânea, auto-expressão e socialização dentro e fora do lar, estas são as actividades que proporcionam dias diferentes aos idosos, fora da rotina do próprio lar.

São momentos de convívio, divertimento e muita alegria para os idosos. A realização de festas temáticas de acordo com a época do ano e a celebração dos aniversários promove a auto-estima e as competências interpessoais dos idosos, promove o auto-conceito e a capacidade para processar emoções, combate a apatia e a depressão do idoso e proporciona um maior nível de consciência e orientação para a realidade.

No ano de 2009 estes momentos de comemoração passaram por eventos como: os aniversários dos idosos, o aniversário do Lar, o Dia dos Avós, o Dia do Idoso e Dia Mundial da Terceira Idade, a Festa da Castanha e a Festa da Páscoa e de Natal. As festas já realizadas em 2010 passaram pela Comemoração da Páscoa, a comemoração dos aniversários dos idosos e a Festa da Família.

Festas em família

Pelo 5º ano, o Lar de Idosos organizou a Festa da Família, que tem como objectivo promover o convívio das famílias com os seus idosos. Como instituição, o Lar universal preocupa-se não só com o bem-estar físico dos idosos, como também com o seu bem-estar psicológico e emocional, considerando os seus desejos e a identidade de cada idoso. Deste modo, reconhece a importância e o papel que a família desempenha na vida de cada idoso e, ao realizar esta festa, pretende valorizar as relações familiares, estimulando sentimentos e laços entre ambos.

Passeios e visitas

São sempre realizados passeios a locais que sejam do interesse, gosto e motivadores para os idosos e, sempre que possível, eles próprios são envolvidos no planeamento dos mesmos. Dos passeios e visitas já realizados este ano é de destacar à Empresa Resioste. Também a Câmara Municipal de Azambuja, em comemoração do Dia Mundial da Floresta, a 21 de Março, organizou dois eventos junto da população idosa do concelho, a que os idosos do Lar Universal também se juntaram.

No dia 22 de Março foi realizada uma visita à Empresa Resioste (Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Oeste), onde os idosos foram sensibilizados para a importância de Reciclado ambiente. Para além dos idosos terem aprendido como reciclar e qual o material possível de ser reciclado, puderam ainda adquirir conhecimentos sobre o que é um aterro sanitário, um ecocentro, compostagem doméstica, entre outros conceitos.

A 23 de Março teve lugar a Caminhada na Mata das Virtudes na Azambuja, em que foi lançado um desafio prévio a todos os idosos que iriam participar na mesma. Os idosos tiveram que recorrer à sua criatividade e criar crachás individuais, utilizando materiais recicláveis e alusivos à data. Com esta iniciativa, para além de incentivar a actividade física na terceira idade, pretendia-se também valorizar o trabalho efectuado por esta faixa etária e envolvê-los na participação de actividades de natureza sócio-cultural.

Também ainda neste sector foi realizado um passeio até ao Centro Comercial Campera, ao ar livre, que se insere no âmbito de realizar saídas com o intuito de efectuar compras pessoais para os idosos, promovendo a inserção
do idoso na comunidade e estimulando a sua capacidade de interagir em sociedade.

Veja a notícia abaixo:

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 comentário

Sofia Espirito Santo Responder 2 Março, 2012 às 9:41

Muito interessante!! Parabéns!
realmente, o mais desejável é que o envelhecimento seja vivido da forma mais saudavel, autonoma e independente o maximo de tempo possivel! E isso passa por proporcionar aos nossos idosos actividades que permitam serem estimulados e que tenham satisfação e prazer com a sua própria vida!
Força para todos os idosos e parabéns Lar Universal!